O Município

HISTÓRIA

São Félix de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 3.382 habitantes.
Antigo distrito de Mendes Pimentel, teve sua emancipação no ano de 1995 apoiada pela Lei 2.764 de 30 de dezembro de 1995.
Localiza-se a 402 km de Belo Horizonte, próximo à nascente do rio São Mateus, a uma altitude de 550m.
Situa-se à latitude 18:35:26 e longitude 41:29:10.
O acesso, partindo de Belo Horizonte, é feito através da BR 381 - MG 417 - MUN passando por 402 km de rodovia pavimentada.
A principal atividade econômica é a agropecuária.
Os principais recursos minerais são a malacaxeta (mica), louça (feldspato) e turmalinas.
Como ponto turístico o município possui a Matriz de São Félix de Minas, localizada na Praça da Bíblia, centro, sendo esta, uma das primeiras obras construída na fundação da cidade destacando-se dessa forma, como principal prédio histórico da cidade. Possui também algumas paisagens naturais como atrativos turísticos, tais como Pedra Montenegro e Pedra do Cruzeiro, que representam o município em tal setor e que são bem conhecidas pela população local. Outros atrativos importantes são, também, as festas religiosas, em especial, as festas juninas, cavalgadas, rodeios, reveillon e carnaval, que movimentam e contribuem para o fomento da economia local. A promoção desses eventos nos últimos 11 (onze) anos projetaram, consideravelmente, o município de São Félix de Minas no cenário turístico regional, haja vista que, o número de participantes nos principais eventos da cidade aumenta a cada ano. Destacamos ainda, a Construção do Centro de Eventos de São Félix de Minas representando grande avanço na infra-estrutura turística da cidade. É grande a representatividade econômica no Comércio e Setor de Serviços local quando da promoção de eventos, principalmente dos tradicionais já citados. A manutenção cultural do Município também é um grande benefício proporcionado pelo turismo neste lugar.
A cidade também se destaca por ter uma das melhores cachaças de Minas Gerais.

HINO

Sanfelista Lutemos que a glória Desta gleba inda clama por nós Renovemos as horas que dormem Pelas campas de nossos avós

Linda terra onde canta a natura O esplendor da harmonia e do amor, Paraíso de excelsa beleza Oh! São Félix ! Cidade primor!

Como a flama na pira sagrada Em nossa alma a grandeza reluz, E o favonio do amor alimenta Esse foco bendito, essa luz

Recordemos o tempo passado. Quando apenas aqui, arraial; E veremos na tela infinita a peleja por ser liberal...

A Revolta dos Federalistas Nobre sangue a São Félix custou Guanais Mineiro foi destemido E seu nome e esta terra exaltou

A República veio esplendente E São Félix à vila ascendeu De dezembro ao vigésimo dia O sonhar promitente venceu

Minha gleba querida e mimosa Glória excelsa, mil glória aqui! Catadupas de bênçãos celestes Desçam sempre de Deus sobre ti

Vinte e cinco de outubro em noventa Dia augusto, de glória e de amor A cidade e comarca ascendeste Entre festa, alegria e louvor.

Oh!... Depois de outras lutas passadas Quando o século XX te ergueu, Trinta-e-três confirmou-se Comarca; És sublime e mais forte que Anteu

TURISMO

TOP